
ESSE É O MEU ESTÚDIO
Estou aqui todos os dias.
E onde fico gravando, coletando informações sobre o briefing do projeto, pesquisando a linguagem do cliente, orçando e fazendo sessões dirigidas. É aqui que eu trabalho (e onde eu escrevi esse texto).
Gosto muito quando o cliente escolhe participar da gravação.
É sempre muito bom poder contar com o input de quem entende da própria marca/projeto no momento da sessão de gravação.
E é super fácil: nos reunimos no Meets ou Zoom, conversamos sobre a peça e sobre como imaginamos que ela ficará depois de produzida, eu faço alguns takes, conversamos mais um pouco, exploramos outras coisas e vamos indo!

ENTREGAS
OPÇÕES DE INTERPRETAÇÃO
Estou disponível para responder muito rapidamente às demandas. Geralmente peço um dia de prazo para poder acomodar a pauta, mas em 2024 o prazo médio de entrega de gravações foi de 3h (para projetos de duração curta).
Costumo entregar diferentes takes com opções de interpretação para explorar abordagens variadas identificadas no roteiro e que reflitam a essência do cliente.
EXPLORANDO TONS E CLIMAS
Antes de entregar, eu faço uma revisão detalhada do que foi gravado para garantir que tudo que foi pedido está ali e nada mais (nunca envio erros ou takes que não considero bons).
Podemos ter tons diferentes de empolgação; ou mesmo pontos importantes do texto que aceitam leituras levemente distintas para inserir algum elemento da linguagem oral; ou explorando climas, por exemplo: natural x vendedor; e até sugerindo uma palavrinha ou outra diferente para encaixar alguma frase melhor ou corrigir um erro.
TRATAMENTO DO SOM
Além disso, trato o som (equalização, compressão e normalização), edito os ruídos de boca e respiros – a não ser que o cliente peça que mande sem qualquer alteração (produtoras de áudio preferem o áudio cru, por exemplo). Assim, conseguimos manter o mesmo padrão de volume e timbre em todas as entregas.
ARQUIVOS AUDIOVISUAL
Entrego arquivos no padrão audiovisual: áudio sem compressão em 24 bits e 48kHz.
dá uma olhada nesse exemplo de como o cliente recebe meu material
Cliente: Amanco
sonhador
carinhoso
inspirador
E confira aqui o trabalho final.
ENTREGAS
OPÇÕES DE INTERPRETAÇÃO
Estou disponível para responder muito rapidamente às demandas. Geralmente peço um dia de prazo para poder acomodar a pauta, mas em 2024 o prazo médio de entrega de gravações foi de 3h (para projetos de duração curta).
Costumo entregar diferentes takes com opções de interpretação para explorar abordagens variadas identificadas no roteiro e que reflitam a essência do cliente.
EXPLORANDO TONS E CLIMAS
Antes de entregar, eu faço uma revisão detalhada do que foi gravado para garantir que tudo que foi pedido está ali e nada mais (nunca envio erros ou takes que não considero bons).
Podemos ter tons diferentes de empolgação; ou mesmo pontos importantes do texto que aceitam leituras levemente distintas para inserir algum elemento da linguagem oral; ou explorando climas, por exemplo: natural x vendedor; e até sugerindo uma palavrinha ou outra diferente para encaixar alguma frase melhor ou corrigir um erro.
TRATAMENTO DO SOM
Além disso, trato o som (equalização, compressão e normalização), edito os ruídos de boca e respiros – a não ser que o cliente peça que mande sem qualquer alteração (produtoras de áudio preferem o áudio cru, por exemplo). Assim, conseguimos manter o mesmo padrão de volume e timbre em todas as entregas.
ARQUIVOS AUDIOVISUAL
Entrego arquivos no padrão audiovisual: áudio sem compressão em 24 bits e 48kHz.
dá uma olhada nesse exemplo de como o cliente recebe meu material
Cliente: Amanco
sonhador
carinhoso
inspirador
E confira aqui o trabalho final.
EQUIPAMENTOS e
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Aqui eu gravo num microfone Audio Technica AT4050. Adoro a sonoridade dele! E ele é ainda super flexível.
Dependendo do projeto eu mudo a figura de captação dele para Omni para cancelar o efeito de proximidade, gravar bem pertinho e explorar timbres diferentes. Para quem gosta de especificações técnicas como eu dá uma olhada aqui.

Eu uso também a
placa de áudio Scarlett Solo de quarta geração.
Faz 20 anos que eu trabalho com os pré-amplificadores da Focusrite e não troco por nenhum!
O conversor dessa placa chega a 120dB de range dinâmico – ou seja, ela capta sons de baixíssima intensidade sonora sem nenhum ruído. Ela consegue gravar em 24 bits e 192kHz, que é muito acima dos 48kHz (padrão do audiovisual).

Acredito que existem várias maneiras de apresentar meu trabalho - esse site é uma delas.
Além dele, fiz um LINK organizando os trabalhos que eu mais gosto separados em climas.