como eu
trabalho

ESSE É O MEU ESTÚDIO

Estou aqui todos os dias.

E onde fico gravando, coletando informações sobre o briefing do projeto, pesquisando a linguagem do cliente, orçando e fazendo sessões dirigidas. É aqui que eu trabalho (e onde eu escrevi esse texto).

Gosto muito quando o cliente escolhe participar da gravação.

É sempre muito bom poder contar com o input de quem entende da própria marca/projeto no momento da sessão de gravação.

E é super fácil: nos reunimos no Meets ou Zoom, conversamos sobre a peça e sobre como imaginamos que ela ficará depois de produzida, eu faço alguns takes, conversamos mais um pouco, exploramos outras coisas e vamos indo!

ENTREGAS

OPÇÕES DE INTERPRETAÇÃO

Estou disponível para responder muito rapidamente às demandas. Geralmente peço um dia de prazo para poder acomodar a pauta, mas em 2024 o prazo médio de entrega de gravações foi de 3h (para projetos de duração curta).

Costumo entregar diferentes takes com opções de interpretação para explorar abordagens variadas identificadas no roteiro e que reflitam a essência do cliente. 

EXPLORANDO TONS E CLIMAS

Antes de entregar, eu faço uma revisão detalhada do que foi gravado para garantir que tudo que foi pedido está ali e nada mais (nunca envio erros ou takes que não considero bons). 

Podemos ter tons diferentes de empolgação; ou mesmo pontos importantes do texto que aceitam leituras levemente distintas para inserir algum elemento da linguagem oral; ou explorando climas, por exemplo: natural x vendedor; e até sugerindo uma palavrinha ou outra diferente para encaixar alguma frase melhor ou corrigir um erro.

TRATAMENTO DO SOM

Além disso, trato o som (equalização, compressão e normalização), edito os ruídos de boca e respiros – a não ser que o cliente peça que mande sem qualquer alteração (produtoras de áudio preferem o áudio cru, por exemplo). Assim, conseguimos manter o mesmo padrão de volume e timbre em todas as entregas.

ARQUIVOS AUDIOVISUAL

Entrego arquivos no padrão audiovisual: áudio sem compressão em 24 bits e 48kHz.

dá uma olhada nesse exemplo de como o cliente recebe meu material

Cliente: Amanco

sonhador

carinhoso

inspirador

E confira aqui o trabalho final.

ENTREGAS

OPÇÕES DE INTERPRETAÇÃO

Estou disponível para responder muito rapidamente às demandas. Geralmente peço um dia de prazo para poder acomodar a pauta, mas em 2024 o prazo médio de entrega de gravações foi de 3h (para projetos de duração curta).

Costumo entregar diferentes takes com opções de interpretação para explorar abordagens variadas identificadas no roteiro e que reflitam a essência do cliente. 

EXPLORANDO TONS E CLIMAS

Antes de entregar, eu faço uma revisão detalhada do que foi gravado para garantir que tudo que foi pedido está ali e nada mais (nunca envio erros ou takes que não considero bons). 

Podemos ter tons diferentes de empolgação; ou mesmo pontos importantes do texto que aceitam leituras levemente distintas para inserir algum elemento da linguagem oral; ou explorando climas, por exemplo: natural x vendedor; e até sugerindo uma palavrinha ou outra diferente para encaixar alguma frase melhor ou corrigir um erro.

TRATAMENTO DO SOM

Além disso, trato o som (equalização, compressão e normalização), edito os ruídos de boca e respiros – a não ser que o cliente peça que mande sem qualquer alteração (produtoras de áudio preferem o áudio cru, por exemplo). Assim, conseguimos manter o mesmo padrão de volume e timbre em todas as entregas.

ARQUIVOS AUDIOVISUAL

Entrego arquivos no padrão audiovisual: áudio sem compressão em 24 bits e 48kHz.

dá uma olhada nesse exemplo de como o cliente recebe meu material

Cliente: Amanco

sonhador

carinhoso

inspirador

E confira aqui o trabalho final.

EQUIPAMENTOS e

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Aqui eu gravo num microfone Audio Technica AT4050. Adoro a sonoridade dele! E ele é ainda super flexível.

Dependendo do projeto eu mudo a figura de captação dele para Omni para cancelar o efeito de proximidade, gravar bem pertinho e explorar timbres diferentes. Para quem gosta de especificações técnicas como eu dá uma olhada aqui.

Eu uso também a
placa de áudio Scarlett Solo de quarta geração.
Faz 20 anos que eu trabalho com os pré-amplificadores da Focusrite e não troco por nenhum!

O conversor dessa placa chega a 120dB de range dinâmico – ou seja, ela capta sons de baixíssima intensidade sonora sem nenhum ruído. Ela consegue gravar em 24 bits e 192kHz, que é muito acima dos 48kHz (padrão do audiovisual).

 

Acredito que existem várias maneiras de apresentar meu trabalho - esse site é uma delas.

Além dele, fiz um LINK organizando os trabalhos que eu mais gosto separados em climas. 

SELEÇÃO DE TRABALHOS

Você pode acessar uma seleção dos meus trabalhos no YouTube AQUI ou no SoundCloud AQUI.

Além disso, é possível gravar um teste com o seu roteiro!

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